09 julho, 2009

Refletindo sobre os foras...

Hoje à tarde eu vi uma situação que me fez refletir um pouco. Não foi nada de anormal, uma situação corriqueira que todo mundo já passou, mas eu ainda me senti desconsertado. Estavamos eu e um amigo na rua e ele disse que estava com fome. Sugeri que fossemos a um lanchonete para lanchar e, chegando lá, ele pediu duas cochinhas de camarão. Eu pensei, mecanicamente, que uma deveria ser para mim, mas eu sou alérgico a camarão. Então eu disse 'obrigado, mas pode pedir só uma. Não lembra que eu não posso comer camarão?'. Então veio a bomba. Ele deu um sorrisinho e falou com cara e voz de deboche: não é para você. Eu não respondi, porque não ia criar uma briga por uma besteira como essas, mas isso me fez pensar.
A uns anos foi criada essa nova forma de destratar abertamente as pessoas chamada 'fora' e já está virando modinha hoje em dia ficar dando fora nos outros assim, sem motivo. Se tornou item de status. Quanto melhores são os seus foras, mais legal você é. Eu não fiquei chateado com o meu amigo porque sei que existem muitos foras piores e, além do mais, não é culpa dele. As pessoas são empurradas para isso por uma sociedade meio alienada (ou muito, depende do seu nível de alienação, porém eu acho que comigo é só meio mesmo) que tende a dar valor a esse tipo de coisa.
Eu de vez em quando me pergunto por que a necessidade que nós temos de ser brutos com as outras pessoas. Aí me perguntam "por que não indelicados? Bruto soa muito feio". Indelicado é uma porra! Nós somos brutos mesmo. Quem dá foras a torto e a direito não é nada além de bruto. Bruto porque desconsidera que nenhuma pessoas é capaz de ficar ligada em tudo a todo tempo e se aproveita disso para fazer essas grosseirias.
Não sou hipócrita, já fiz muito isso e não nego. Mas caí em mim. Violência gera violência e são nesses pequenos atos que nós mostramos que não temos maturidade e ainda temos que nos colocar sempre de alguma forma por cima dos outros para compensar nossas fragilidades. Parece uma besteira e é, mas se nós vamos herdar esse planeta temos que começar desde já a agir como adultos e não como meninos buchudos.

2 comentários:

Unknown disse...

Santiago,
Parabéns pelo blog e pela sensata observação. Hoje a grande diferença é ser educado, busque a gentileza, a generosidade e a palavra amiga e carinhosa, pode ter certeza que estará fazendo a diferença em seu meio social.Gentileza gera gentileza.Ser grosso é mais fácil e melhor lhe aceitam no grupo, mais a boa educação vai perdurar por toda a sua vida. Abs

Clariinha Santana disse...

Texto ótimo, Matheus.. Bem, esse 'coisa' de 'fora' é meio complicada pra alguém - sempre meiga - como eu (¬¬) falar, né? ;)